Medicina Especialidade Psiquiatria

Com relação à epidemiologia dos Transtornos Relacionados a Substâncias, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O uso e os transtornos relacionados ao álcool estão associados a 50% de todos os homicídios e a 25% de todos os suicídios. O abuso reduz a expectativa de vida em 10 anos, e o álcool é a primeira causa de morte relacionada ao uso de substâncias.

  • B.

    Há duas vezes maior probabilidade de abuso de cocaína por parte dos homens do que das mulheres, e todas as raças e grupos socioeconômicos são afetados nas mesmas proporções.

  • C.

    Segundo o DSM-IV-TR, a taxa de abuso ou dependência de cannabis ao longo da vida é de 5%. De acordo com o mesmo manual diagnóstico, com relação aos transtornos relacionados à cafeína, a sua prevalência real é desconhecida, mas até 85% dos adultos a consomem ao longo de um ano.

  • D.

    Segundo o DSM-IV-TR, a prevalência da dependência e abuso de anfetamina ao longo da vida é de 1,5%; o uso intravenoso é mais comum em indivíduos de grupos de baixa situação socioeconômica e tem uma distribuição de 3 ou 4:1 para mulheres e homens, respectivamente.

  • E.

    Delírios paranóides e alucinações podem ocorrer em até 50% de todas as pessoas que usam cocaína. A ocorrência desses sintomas psicóticos depende da dose, da duração do uso e da sensibilidade à substância. Os transtornos psicóticos induzidos por cocaína são mais comuns entre usuários intravenosos e de crack.