Medicina Especialidade Psiquiatria

Assinale a afirmativa correta, referente aos Transtornos do desenvolvimento psicológico (CID10 F80-89).

  • A.

    A Síndrome de Rett se caracteriza por ser um transtorno específico da articulação da fala. Neste caso, a criança apresenta prejuízo da linguagem de expressão, na qual o desenvolvimento do uso dos sons da fala está abaixo do apropriado para idade mental, mas mantém normal a habilidade de linguagem receptiva.

  • B.

    A Síndrome de Landau-Kleffner se caracteriza por ser uma afasia adquirida com epilepsia. Neste caso, a criança, após um desenvolvimento previamente normal na linguagem, perde tanto a linguagem receptiva quanto a expressiva, mas mantém a inteligência global.

  • C.

    A Síndrome de Kanner se caracteriza por comprometer apenas meninas, após um desenvolvimento aparentemente normal, seguido de perda total ou parcial das habilidades manuais adquiridas e da fala, junto com a desaceleração do crescimento do crânio. O desenvolvimento social e lúdico é interrompido aos 2 ou 3 anos.

  • D.

    A Síndrome de Heller se caracteriza por ser um transtorno do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e ou comprometimento que se manifesta antes dos 2 anos de idade, com comprometimento da interação social e comportamento repetitivo e restrito, mas manutenção da linguagem tanto receptiva como expressiva. Ocorre mais freqüentemente em meninas (2:1).

  • E.

    A Síndrome de Asperger se caracteriza por apresentar anormalidade qualitativa de interação social, restrição do repertório de interesses e estereotipias. Em geral, neste caso, o retardo do desenvolvimento é leve a moderado. Os indivíduos podem atingir inteligência limítrofe ou apresentar retardo leve na maioria dos casos; entretanto são marcadamente desajeitados. Essa condição é mais freqüente em meninos (4:1).