Medicina Especialidade Psiquiatria

Segundo o DSM-IV, sobre os transtornos somatoformes, dissociativos e factícios, é correto afirmar:

  • A.

    No transtorno somatoforme indiferenciado, o paciente apresenta uma ou mais queixas somáticas por mais de seis meses, causando sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo funcional, não podendo ser explicados por outro transtorno mental e não sendo intencionalmente produzido.

  • B.

    A amnésia dissociativa é caracterizada por uma súbita perda da identidade pessoal e da memória de toda a vida pregressa, com a adoção de uma nova identidade, podendo o doente viajar para longe de casa e assumir nova residência, profissão e vida.

  • C.

    O transtorno factício concentra-se em sentimentos de mal-estar e aversão do paciente em relação a algum aspecto do seu corpo.

  • D.

    O transtorno dismórfico corporal é caracterizado pelo medo de desenvolver uma doença séria ou pela crença de ser portador de uma doença grave.

  • E.

    Os transtornos dissociativos constituem um grupo de condições psicopatológicas nas quais ocorre a produção ou simulação intencional de sinais ou sintomas físicos ou psicológicos, podendo ser subdivididos em sinais e sintomas predominantemente psicológicos ou físicos, ou combinados.