Medicina Especialidade Psiquiatria

Com relação à psiquiatria clínica é correto afirmar:

  • A.

    É uma área da ciência humana, com preceitos bem estabelecidos de um constructo teórico para uma abordagem humanística do ser humano em toda a sua essência de vida.

  • B.

    Não existe a associação entre os transtornos psiquiátricos e áreas do conhecimento como a genética, a biologia molecular, a cronobiologia, a medicina interna ou a medicina do sono.

  • C.

    No momento, ainda são escassos os recursos terapêuticos, bem como o conhecimento na área da psiquiatria, reduzindo-se apenas a medidas paliativas, que visam minimizar o sofrimento proporcionado pela doença mental.

  • D.

    É uma especialidade médica que utiliza de conhecimentos das neurociências, psicofarmacologia, sociologia, teorias da personalidade e outras áreas do conhecimento humano, com o intuito de compreender, diagnosticar e tratar as doenças mentais, possibilitando remissão dos sintomas, melhora clínica e reabilitação nas diversas áreas da vida do indivíduo.

  • E.

    Abordagens psicofarmacológicas devem ser preferidas em relação ao tratamento psicoterápico, pois não há qualquer evidência científica de melhora clínica de vários transtornos mentais com essa modalidade terapêutica.