Medicina Especialidade Psiquiatria

Com relação a uma criança de seis anos de idade, familiares relataram agitação, queixume e dificuldades de socialização na escola. Há dois anos, a criança vem apresentando hábitos motores e manias vocais frequentes e ininterruptos. A criança foi diagnosticada com transtorno de Tourette, medicada com clonidina e houve indicação para tratamento psicológico.

A respeito desse caso clínico, assinale opção correta.

  • A.

    Não existem evidências consistentes de eficácia da clonidina no tratamento do transtorno de Tourette.

  • B.

    De acordo com o diagnóstico do DSM-IV-TR para o referido transtorno, é necessário que estejam presentes, simultaneamente, ao menos, um tique vocal e um tique motor.

  • C.

    Segundo os critérios do DSM-IV-TR para diagnóstico do transtorno de Tourette, os tiques devem estar presentes por, no mínimo, dois anos.

  • D.

    Crianças diagnosticadas com transtorno de Tourette que mantêm relacionamento social satisfatório, bom rendimento acadêmico e autoestima adequada devem ter o diagnóstico revisto.

  • E.

    O diagnóstico do DSM-IV-TR para o transtorno em questão cita que os sintomas devem ter início antes dos dezoito anos de idade, sem relação com os efeitos de substâncias ou outra condição médica adjacente.