Questões de Concurso de Planejamento de Ensino - Pedagogia

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Questão 950529

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2017

Cargo: Professor - Área Políticas Escolar / Questão 19

Banca: FUundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Nível: Superior

No Brasil, a cultura de avaliação em larga escala dos sistemas educativos intensifica-se a partir dos anos 1990, em um contexto de redefinição da atuação do Estado brasileiro, o qual passa a exercer suas atividades em conformidade com a perspectiva de um Estado
  • A. regulador.
  • B. supervisor.
  • C. provedor.
  • D. aferidor.

Questão 841603

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano / Questão 22

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O planejamento das atividades didáticas é uma ação do professor que envolve a previsão das atividades a ser realizadas em sala de aula com os alunos. O ponto de partida na elaboração desse planejamento é a
  • A. definição dos objetivos que se pretende alcançar.
  • B. identificação do perfil da turma.
  • C. seleção do conteúdo.
  • D. definição dos critérios de avaliação.
  • E. definição dos procedimentos e dos recursos a serem empregados.

Questão 841604

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano / Questão 23

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor
  • A. priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos.
  • B. delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse.
  • C. proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda.
  • D. valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles.
  • E. disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles.

Questão 841610

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano / Questão 29

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta.
  • A. A função da avaliação formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos.
  • B. A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.
  • C. A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar.
  • D. A avaliação diagnóstica é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do psicopedagogo.
  • E. A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu.

Questão 841611

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano / Questão 30

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.
  • A. A avaliação da aprendizagem contribui para o planejamento do ensino, cujo foco é a avaliação dos alunos, e para o replanejamento do ensino, cujo foco é a avaliação do trabalho do professor.
  • B. A avaliação do ensino consiste em os alunos atribuírem notas e conceitos ao desempenho dos professores.
  • C. A avaliação da aprendizagem aplicada a um aluno jamais deve ser usada para informar os professores da escola como é o desempenho escolar dele.
  • D. A avaliação da aprendizagem não pode interferir no modo como o professor planeja sua prática pedagógica, pois seu foco é o desempenho do aluno, e não o do professor.
  • E. Os efeitos da avaliação da aprendizagem não se direcionam ao planejamento pedagógico do ano letivo de sua aplicação, mas ao ano letivo posterior.

Questão 841615

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano / Questão 34

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O tipo de conteúdo, as habilidades e as competências a serem desenvolvidas em determinada aula estão previstos no(s)
  • A. objetivos de ensino.
  • B. diário de classe.
  • C. projeto pedagógico.
  • D. currículo.
  • E. conteúdos factuais.

Questão 841616

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano / Questão 35

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A prática docente de avaliar o aluno por meio de atribuição de notas é denominada
  • A. planejamento.
  • B. observação.
  • C. diagnóstico.
  • D. parecer.
  • E. mensuração.

Questão 841617

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano / Questão 36

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O instrumento que reúne os detalhes da aula, as estratégias de ensino e avaliação denomina-se
  • A. estudo dirigido.
  • B. tempestade cerebral.
  • C. mapa conceitual.
  • D. método individualizado.
  • E. plano de aula.

Questão 841621

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano / Questão 40

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O planejamento de uma ação de modo a clarificar ideias e propósitos a partir da compreensão de determinada situação para, em seguida, tomar as decisões é processo fundamentado
  • A. em unidades didáticas.
  • B. em conteúdos procedimentais.
  • C. na metodologia de projetos.
  • D. no plano de disciplina.
  • E. em recursos didáticos.

Questão 842616

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Atendimento Educacional Especializado / Questão 33

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito de tecnologia assistiva (TA), assinale a opção correta.
  • A. No contexto das avaliações, não se deve empregar a TA, para não configurar situação de privilégio para o estudante com deficiência.
  • B. Cabe ao profissional habilitado em informática a operacionalização dos recursos da TA.
  • C. A TA visa promover a funcionalidade relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando, por exemplo, sua autonomia e inclusão social.
  • D. O termo tecnologia assistiva refere-se aos recursos de acessibilidade ao computador, como, por exemplo, teclados programáveis e teclados virtuais, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
  • E. O objetivo central da TA é a alfabetização de pessoas com deficiência.