Questões de Concurso de Planejamento de Ensino - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 990330

Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) 2018

Cargo: Professor Classe I Nível A - Área Artes / Questão 16

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Segundo Luckesi, “avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. [...] O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação”. Partilhando da concepção de Luckesi, a avaliação com função classificatória e com função diagnóstica, respectivamente,
  • A. “constitui um instrumento estático, freando o processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo”; “constitui um momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competência.”
  • B. “constitui um instrumento opcional, freando o processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo”; “constitui um momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da inteligência, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competência.”
  • C. “constitui um instrumento estático, impedindo o processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo”; “constitui um momento estático do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competência.”
  • D. “constitui um instrumento dinâmico, estimulando o processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo”; “constitui um momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a socionomia, do crescimento para a competência.”

Questão 987661

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Educação / Questão 33

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os AVA são ambientes na Internet quase sempre relacionados à organização de cursos e disciplinas, à administração de conteúdos de estudo e ao monitoramento de alunos para a educação a distância. As tecnologias de informação e comunicação integradas a esses ambientes suportam um universo virtual composto não somente pelo aparato tecnológico e gerenciamento das informações, mas também pelos indivíduos e suas interações. Os principais sujeitos-usuários desse processo são
  • A. professores, tutores e alunos.
  • B. gestores, pesquisadores e professores.
  • C. empresários, professores e tutores.
  • D. monitores, gestores e alunos.
  • E. professores, governo e gestores.

Questão 989654

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 41

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o assunto abordado no trecho de texto precedente, assinale a opção que apresenta as etapas ou os passos didáticos de uma aula.

  • A. transmissão da matéria, assimilação ativa, percepção e formação de conceitos
  • B. preparação e introdução da matéria, tratamento didático da matéria nova, consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades, aplicação, controle e avaliação
  • C. introdução, desenvolvimento, execução de tarefas e avaliação final
  • D. preparação e introdução da matéria, recordação de conceitos, sistematização, fixação e aplicação
  • E. exposição, memorização e exercícios avaliativos

Questão 989656

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 43

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens a seguir, acerca do cumprimento das exigências de uma aula.

I O professor deve desenvolver mecanismos de aproveitamento escolar para todos os alunos, sem diferenciar e individualizar o ensino, de modo a atingir níveis relativamente iguais de assimilação da matéria.

II Ampliar o nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados, é uma das exigências a serem cumpridas em sala de aula.

III Formação de habilidades e hábitos que permitam aplicar os conteúdos estudados em situações idealizadas é uma meta a ser cumprida pelo professor em sala de aula.

IV O professor deve selecionar e organizar as atividades dos alunos de modo a possibilitar-lhes desenvolver sua independência de pensamento, criatividade e o gosto pelo estudo.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e IV.

Questão 989659

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 46

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção correta, com relação a aspectos do ensino a distância (EAD).
  • A. Os ambientes virtuais de aprendizagem são mediados pelos técnicos em informática.
  • B. Tendo o aluno a função de mediador e facilitador da aprendizagem em EAD, o professor precisa de gerenciamento de tempo, organização e autonomia para exercer seu papel de educador.
  • C. O projeto de um curso na modalidade EAD deve prever vias eficazes de comunicação e diálogo entre os envolvidos no processo educacional, propondo condições para diminuir a sensação de isolamento.
  • D. A avaliação em EAD tem duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere ao número de horas que o aluno dedica ao curso.
  • E. A utilização de fóruns e correio eletrônico, nessa modalidade de ensino tem como principal objetivo desenvolver a cidadania dos alunos.

Questão 989660

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 47

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção que apresenta requisitos básicos a serem observados pelas instituições na preparação de cursos e programas a distância.
  • A. recursos técnicos e comunicação entre os alunos
  • B. comunicação entre os alunos e transferência das informações
  • C. desenho do projeto e envolvimento dos gestores
  • D. avaliação classificatória e transferência das informações
  • E. desenho do projeto e avaliação contínua e abrangente

Questão 989661

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 48

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere a mídia e educação, assinale a opção correta.
  • A. As vantagens de se trabalhar com tecnologia em sala de aula incluem a interação, a autonomia e a motivação.
  • B. No trabalho com as tecnologias de informação e comunicação, o professor decide arbitrariamente o que ensinar.
  • C. O uso de gêneros digitais em sala de aula compromete a qualidade dos resultados da produção de textos dos alunos.
  • D. A era digital dificulta o estabelecimento de uma rede de comunicação e informação entre a escola e os indivíduos nela inseridos.
  • E. O computador deve ser usado como ferramenta para melhorar a capacidade dos alunos de reproduzir informações veiculadas na Internet.

Questão 989662

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 49

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Define-se planejamento escolar como
  • A. processo complexo de seleção dos conteúdos que deverão ser ministrados em uma aula.
  • B. processo permanente de preenchimento de formulários para controle administrativo.
  • C. processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente e de articulação da atividade escolar e da problemática do contexto social.
  • D. atividade docente fundamentada nos interesses dominantes da sociedade.
  • E. atividade de reflexão sobre temáticas curriculares independente de aspectos econômicos, políticos e culturais.

Questão 989663

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Ensino / Questão 50

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção correta, quanto à metodologia de um curso EAD.
  • A. Para garantir elevado grau de segurança, a instituição deve projetar custos e receitas considerando o número de alunos matriculados, sendo desnecessário prever a estimativa de evasão.
  • B. Sendo a avaliação um dos aspectos fundamentais para a qualidade de um processo de ensino e aprendizagem, a instituição deve considerar a possibilidade de aceleração de estudos para um aluno matriculado em um curso EAD.
  • C. Um curso a distância exime a instituição de dispor de centros de documentação e informação ou mediatecas (que articulam bibliotecas, videotecas, audiotecas, hemerotecas e infotecas).
  • D. O conteúdo programático é sempre o foco de um programa educacional e um dos pilares para garantir a qualidade de um curso a distância.
  • E. O ensino a distância exige administração, linguagem, acompanhamento, avaliação e recursos técnicos, tecnológicos e pedagógicos semelhantes ao da modalidade presencial, por ser uma transposição dessa modalidade para o ambiente virtual.

Questão 992395

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018 (2ª edição)

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 46

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A educação a distância está entre as modalidades de atuação com maior índice de crescimento nos últimos anos. Com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, essa modalidade de ensino/aprendizagem sofreu modificações que ampliaram suas vantagens e reduziram suas desvantagens. Entre as possíveis desvantagens apontadas pelos especialistas está
  • A. a alta relação custo-benefício.
  • B. a ausência de comunicação direta.
  • C. a baixa sociabilização.
  • D. a dificuldade de estudo em grupo.
  • E. o aumento considerável da audiência de um curso ou palestra.