Questões de Concurso de Planejamento de Ensino - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 964789

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 68

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o assunto do texto precedente, julgue os itens que se seguem, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.

Acerca do contexto apresentado, o referido texto dá ênfase à leitura, compreendendo a leitura de palavra, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos, expectativas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964792

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o assunto do texto precedente, julgue os itens que se seguem, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.

A proposta triangular designa como fundamentos pedagógicos e metodológicos para o ensino de arte quatro ações: a percepção visual, a leitura do mundo, os estilos artísticos e o desenho técnico.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964962

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Ciências / Questão 101

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue os itens a seguir.

O professor que consegue que os estudantes façam o papel de ouvintes atentos e quietos adota uma vivência interativa em sala de aula.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964963

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Ciências / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue os itens a seguir.

A escola deve se limitar a ensinar como os fenômenos da ciência ocorrem, evitando processos de construção da ciência, os quais frequentemente retiram o foco da aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964965

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Ciências / Questão 104

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue os itens a seguir.

Tecnologias inovadoras como o uso de vídeos, simulações computacionais e aulas a distância devem ser empregadas no ensino de ciências, independentemente de os professores ou estudantes terem sido preparados para tais inovações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964966

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Ciências / Questão 105

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue os itens a seguir.

A produção de materiais de boa qualidade informativa e a exposição entusiástica pelo professor na transmissão de seus conhecimentos para os estudantes constitui a base dos princípios construtivistas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 965273

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Física / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. Transposição didática é um conceito similar ao conceito de divulgação científica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 965274

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Física / Questão 103

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. A transposição didática deve ser compreendida como a inserção do saber científico no sistema escolar, mantendo-se as características desse saber.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 965275

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Física / Questão 104

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. Os espaços não formais de ensino de física incluem ambientes como museus, teatros e até mesmo oficinas, mas não englobam espaços como a praça pública, que, por serem abertos, são pouco adaptados para o aprendizado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 965276

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Física / Questão 105

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. A técnica de ensino de física em espaços não formais está intimamente relacionada com o conceito de divulgação científica, mas não se resume a esse conceito.
  • C. Certo
  • E. Errado